segunda-feira, 25 de maio de 2009

Retratando

Vincent Van Gogh, um dos principais representantes da pintura mundial, nasceu na Holanda, começou a pintar profissionalmente aos 15 anos, recebeu grande influência de artistas impressionistas.
Levou uma vida conturbada e seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras.
Van Gogh pintou vários retratos dentre eles este auto-retrato em 1989.








Henri Matisse, precursor do movimento conhecido como fauvismo, também pintou muitos retratos e em 1905, fez o retrato de outro pintor fauvista chamado André Derain.





Diego, Marcos, Jeferson e Rodrigo, estudantes da 8ª série, fizeram este retrato em técnica mista ( pintura e colagem) de título: o sofredor.




O Black Power, è o nome do retrato composto por Maiara, Priscila e Benedito, tabém usando como técnica a pintura e a colagem.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Retirantes

Família de Retirantes, de Cândido Portinari, 1944.

Esta famosa pintura de Portinari, foi produzida há 65 anos atrás . O tempo passou, porém, a crueldade desta cena se repete atualmente em várias cidades do Nordeste do país.

Após trabalharmos com a obra "Os Retirantes"(análise e contextualização da imagem) numa turma da 8ª série da nossa escola, sugerí aos estudantes que fizessem uma recriação da obra de portinari utilizando técnica mista (colagem e pintura). Olha alguns dos resultados!



Jeferson e Marlos, recriaram a tela sugerindo uma paisagem urbana atual, contrastando a aparente alegria das crianças sorrindo com uma paisagem cruel, comuns nas periferias dos grandes centros urbanos do Brasil.


Já a releitura de Maira sugere uma situação contrária, espondo num cenário de sol quente, céu azul e urubús, celebridades e anônimos bem vestidos, também nos chamando a atenção para os contrastes do nosso país.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Criação











Michelangelo. A Criação do Homem, parte do teto da Capela Sistina. 1508-12. afresco.Vaticano, Roma.

"O que a cena mostra não é a criação física de Adão, mas a transmissão da centelha divina -a alma- obtendo, assim, uma dramática justaposição do Homem e de Deus que jamais foi obtida por nenhum outro artísta" (Janson e Janson).
Tavez a mesma alma transmitida na pintura de Michelangelo, seja, o toque especial que transforma simples ilustrações em obra de arte.