terça-feira, 19 de maio de 2009

Retirantes

Família de Retirantes, de Cândido Portinari, 1944.

Esta famosa pintura de Portinari, foi produzida há 65 anos atrás . O tempo passou, porém, a crueldade desta cena se repete atualmente em várias cidades do Nordeste do país.

Após trabalharmos com a obra "Os Retirantes"(análise e contextualização da imagem) numa turma da 8ª série da nossa escola, sugerí aos estudantes que fizessem uma recriação da obra de portinari utilizando técnica mista (colagem e pintura). Olha alguns dos resultados!



Jeferson e Marlos, recriaram a tela sugerindo uma paisagem urbana atual, contrastando a aparente alegria das crianças sorrindo com uma paisagem cruel, comuns nas periferias dos grandes centros urbanos do Brasil.


Já a releitura de Maira sugere uma situação contrária, espondo num cenário de sol quente, céu azul e urubús, celebridades e anônimos bem vestidos, também nos chamando a atenção para os contrastes do nosso país.

3 comentários:

  1. Maravilhoso colega! Que resultados heim? Deixe-nos sempre a par das atividades artísticas dos seus alunos, com certeza estas obras vão participar do AVE! Parabéns pela iniciativa! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Abdon
    Você mandou muito bem! Parabéns pelo blog, pelo trabalho e pela sensibilidade!!
    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Abdon,
    Fiquei felicíssima ao encontrar seu blog.Nossas crianças necessitam de pessoas comprometidas como você, e que sempre inovam.
    Sucesso, sempre!

    Edna Gomes

    ResponderExcluir